Já li e procurei muitos artigos na internet sobre qual melhor programa de pontuação, de qual banco e tipo de cartão. Porém nunca foi me explicado SE realmente vale a pena participar de um programa de pontos de uma instituição bancária? Pois entendendo as fórmulas e equações explicadas nesse site, você poderá tirar suas próprias conclusões em relação ao Banco Santander e ao programa SuperBonus, assim como qualquer outro programa de pontuação de qualquer outra instituição.
O Banco Santander oferece diversos produtos que podem ser trocados por pontos. Sabemos que os pontos podem ser acumulados de várias maneiras, de acordo com a utilização e do tipo do seu cartão de crédito. Conforme você paga sua fatura, os valores gastos em reais podem ser transformados em pontos.
Fizemos o seguinte:
– Localizamos diversos produtos de diversos mercados e serviços diferentes e comparamos o valor deles em reais frente ao custo real de cada um desses por pontos. Por exemplo, um Vale presente nas lojas Netshoes no valor de 100 reais custa 7.500 pontos, ou seja, cada 1 real custa 75 pontos OU cada 1 ponto equivale a 1,33 centavo de real.
Para efeito de facilidade no entendimento desse artigo, tiramos a seguinte base de valores:
Para trocar por produtos como: Vale presentes netshoes, chocolates, livros na saraiva, e vale ingressos para shows – cada MIL PONTOS equivalem a 13 reais.
Para trocar por viagens como: hotéis, pacotes e passagens aéreas. Em função da variação cambial, cada mil pontos variam entre 18 e 22 reais (8 a 10 dolares). Ou seja, mais interessante que produtos.
Se já entendeu prossiga, se quiser saber como chegamos a essa conclusão:
Pegamos como base uma passagem aérea somente de IDA de São Paulo para Foz do Iguaçu, ou Porto Alegre, custando 8 mil pontos = mais ou menos 22×8 = 176 reais que nesse caso ficou um pouco mais caro do que a mesma simulação em qualquer outro site de cotação de passagem aérea de mesma data o qual resultou 142.90 reais, o que nesse caso seria correspondente a 17.86 reais cada mil pontos ou 8.19 dolares para cada 1.000 pontos.
Lembrando que ainda paga-se (taxa de embarque), no exemplo acima no valor médio de 70 reais. Essa taxa somente é aceita em dinheiro vivo. Como essa taxa seria cobrada da mesma maneira se você fosse comprar no site de uma cia aerea, então é justa, porém sua viagem não será totalmente gratuita (em relação ao áereo), não importa quantos pontos você tenha.
Agora que você já entendeu a equação PONTO Vs. Custo real em Dinheiro, conheça a tabela de conversão GASTO na Fatura Vs.pontuação para poder prosseguir.